quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

QUANTO AS REDES SOCIAIS ESTÃO AJUDANDO À SUA SAÚDE? Jaqueline Müller



Dieta, plano alimentar, emagrecimento… saúde!!! Afinal, Quanto as redes sociais estão ajudando a sua saúde por meio da informação, ou interferindo por meio da frustração? Muitos corpos sarados, muita gente linda e feliz, mas afinal, o que é ter saúde? Quero ter saúde, ser magra, fazer o que a mídia dita, estar na moda ou me informar? Qual meu objetivo?



Muitas perguntas… e as respostas.  Mas antes, vou deixar o meu no papel de nutricionista, mulher e leitora, pois afinal também passeio meus olhos pelos mais diversos assuntos, sou questionada o tempo inteiro (até por mim mesma), sou desafiada a investigar e responder e até mesmo, testar.
Vivemos na era é da informação.  Ouvi ontem assim: “ o google é meu pastor, mas nada me faltará!”, será mesmo? Acho que falta sim. Vivemos em épocas de excessos e escassez ao mesmo tempo. Os excessos são por conta de se ter muitas novidades saindo ao mesmo tempo, apontando para vários milagres instantâneos, e a escassez de acesso ao que realmente é autêntico. E isso, pode levar à tão indesejada frustração. Quando não conseguimos ter o corpo da atriz, quando não conseguimos fazer a dieta que saiu na última revista, quando não conseguimos perder os 8kg em uma semana como promete a revista, isso realmente pode levar a uma grande decepção. As consequências são inúmeras!

Defendo a tese da busca da saúde, da alimentação equilibrada. Saio com um jargão bem velho que diz: Todo mundo quer ir para o céu, mas ninguém quer morrer…. Já dizia a música.  Precisamos do real, saber até quanto podemos ir, o quão realizável são as tarefas que impomos a nós mesmos. Precisamos procurar profissionais sérios para termos um norte, uma bússola, uma orientação. E então,  precisamos parar de desejar corpos sarados de um dia para o outro, sem termos que abrir mão dos alimentos que não nos trazem benefício, e também diminuir e pontuar o que e quando ingerir.
Enfim, não temos um diploma de graduação da noite para o dia, o filho não nasce em 1 mês, a árvore leva tempo para crescer e precisamos parar com o imediatismo, a não ser o imediatismo da decisão de se ter saúde!
E como então pensar em ter saúde? Seguem alguns caminhos que são consenso e também são os que menos buscamos, mas são os que mais nos ajudam.  Sem falar no custo que beira a chegar perto do zero!!!
São idéias para serem pensadas, organizadas e colocadas em prática:
1 – Parar com o imediatismo: não acreditar em dietas milagrosas !!! Toda reeducação alimentar, deve ser uma mudança de hábito para o resto da vida, projeto de vida e não projeto de casamento, verão, pretinho básico, vestido… VIDA!!!


2 – Preguiça não! Se a preguiça faz parte da sua vida, procure investigar o que está acontecendo. Pode ser uma simples reposição de vitaminas, como por exemplo do complexo B e minerais como o ferro, verminose, sim vermes!!! Qual foi a última vez que você deu remédio contra vermes para seu cão? E você, tomou quando? Hormônios desregulados, depressão… Isso tudo pode envolver a falta de vontade para a atividade física e falta de energia. O sedentarismo é uma das maiores causas de morte no mundo!!!  


3 – Jejum! Sim, o jejum tão adotado por certas filosofias de vida, hoje está sendo profundamente estudado por suas consequências benéficas no organismo, desde a melhora do sistema imunológico quanto ao aspecto desintoxicante.  Isto deve ser feito sob a orientação do nutricionista.
4 – Respiração. Você sabia que a respiração adequada, pode levar você a diminuir a ansiedade e por consequência a menor procura por alimentos? E o contrário também pode acontecer como, quem está em estado de obesidade pode interferir no sono por respirar com menos eficiência o que oxigena menos as células também levando informação errada para o cérebro e em consequência uma maior vontade de comer.


5 – Iniciar o dia com um sorriso, levantar os ombros e elevar o olhar para o céu. Isto deve feito toda manhã e toda vez que lhe vier uma tristeza em mente… Vai te ajudar, te garanto… ( e para quem tem fé, uma oração é a dose garantida da perfeição!)

Mas daí você deve estar me perguntando: “mas Jaque e as sugestões na alimentação??” Então anote aí:
1 – Conheça seu organismo!!! O que é bom para o outro nem sempre é bom para você! E isso vale para o saudável também. Vale para a couve, para a maçã, para o leite, para o glúten e para a carne. Sem distinção, conheça-se!!!


2 – Nos países nórdicos ( Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca ), os povos têm mais produção de lactase, uma enzima que degrada a lactose, carboidrato do leite, portanto toleram mais este alimento. Nós temos a produção bem diminuída.  Quando adulto então, nem se fala. Veja realmente se o leite e laticínios te fazem bem. Se você não tem problema algum, ótimo continue ingerindo, mas não pense que sozinho o cálcio vai fazer alguma coisa. Precisamos de vários nutrientes para absorver o cálcio inclusive a vitamina D .Portanto, precisamos buscar outras fontes de cálcio que são de bem melhor absorção, como as verduras escuras por exemplo.
3 – A água é um alimento tão importante e tão barato que a gente desperdiça lavando carro, lavando calçada, tomando banho demorado, mas beber que é importante, a gente não bebe. Somos um air bag ( water bag – bolsa de água ) ambulantes. E só podemos manter a aparência jovem e saudável, na presença de muita água. Abuse!!!


4 – A imunidade é importantíssima, concorda? Sem a nossa defesa natural e adquirida ao longo da vida, já morreríamos no primeiro sopro. Mas como a nossa saúde é perfeita, desenvolvemos um sistema que nos defende de vírus, bactérias e até mesmo de células que se desenvolvem de maneira inadequada dentro do corpo. Mas para isso, precisamos estar com a alimentação em dia e cheia de antioxidantes.
5 – Somos um país tão tropical, mas tão cheio de riquezas, que minha sábia sogra dizia: “as vezes temos tantas coisas que não sabemos o que fazer com elas…” Outro dia em uma aula de pós-graduação, uma professora nos contou que existem tantas frutas mas tantas frutas se perdendo na nossa floresta tropical, e sem estudos, que dá dó. Fico realmente triste com toda essa falta de incentivo à pesquisa. Mas sabe, as que já temos, descobertas e catalogadas?  Devem ser aproveitadas!  Os sucos de frutas junto com verduras, devem ser ingeridos quotidianamente! Estes são os chamados sucos detox! Mas se só puder um dia na semana, não deixe de fazê-lo! Não pense que porque não consegue todos os dias, um só dia não vale. Vale e muito!!!   Nada mais são que sucos com alto valor de nutrientes, talvez nunca visto com tanta fartura pelo corpo e portanto, vai auxiliá-lo e muito a desintoxicar.

Vamos então cuidar da nossa saúde, porque dela dependemos. Sem deixar que padrões nos guiem, mas sim nos norteiem e nos alertem para a busca de estarmos sempre bem para vivermos por no mínimo 100 anos!!

Jaqueline Müller


Jaqueline Müller é graduda em Nutrição pela Universidade de Tubaté, Mestre em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, atualmente cursando pós-graduação da UNICSUL/VP em Nutrição Esportiva. Atende na área Clinica em todos os ciclos da vida co ênfase em nutrição funcional e ortomolecular.
Contato: jaquenutrition@gmail.com
Consultas Taubaté, marcar pelo telefone (12) 3632-2061
Consultas Rio de Janeiro:Clínica Patrícia Davidson Haiat pelo telefone (21) 2511-1453

Um comentário:

  1. Sobre o título a respeito das redes sociais, avalio que o bom senso é quem deve prevalecer. Nas redes sociais podemos obter muitas informações...certas ou menos certas. Cabe a cada um "pensar com exatidão" e não se deixar influenciar por "modismos" ou opiniões sem grande fundamento. Há pessoas com grande probabilidade de ser permitir influenciar e para essas pessoas a prescrição do comprimido do "bom senso" é maior. abraceijos, AngelaEscada

    ResponderExcluir