sábado, 25 de abril de 2015

NIBS DE CACAU

Este alimento dos deuses é riquíssimo em minerais e compostos bioativos capazes de melhorar o humor de qualquer um!!! Os nibs são as amêndoas do cacau levemente tostadas e trituradas, com um sabor indescritível... São deliciosos com frutas, iogurte ou como topping em sorbets, smoothies e docinhos funcionais. 
Dentre seus nutrientes, destacam-se:

Magnésio - um dos grandes minerais alcalinos e por isso importante no equilíbrio do ph sanguíneo.

Cromo - essencial ao controle da glicemia e de quebra dá um chega pra lá naquela vontade louca de comer doces de tardinha...

Antioxidantes - o cacau é líder na concentração de antioxidantes, vencendo a romã, os mirtilos, o vinho tinto...Entre os polifenóis antioxidantes estão as catequinas, e epicatequinas.



Manganês - auxilia o ferro na oxigenação do sangue e na formação da hemoglobina. 

Anandamida - endorfina que o corpo humano fabrica naturalmente após o exercício físico e
é conhecida como “the bliss chemical”, porque é liberada quando nos sentimos entusiasmados. O cacau contém ainda enzimas inibidoras que diminuem a capacidade do corpo de quebrar a Anandamida, fazendo aumentar o tempo da sensação de felicidade.

Theobromina - substância química semelhante à cafeína, mas que ao contrário desta, não é estimulante do sistema nervoso. Ela facilita o fluxo sanguíneo em todo sistema cardíaco, uma das principais razões do porque o cacau é parte importante para dieta saudável do coração.

Feniletilamina - desempenha papel chave na função cognitiva, aumentando o estado de alerta. É secretada pelo corpo quando nos apaixonamos. Aparentemente, é uma das principais razões do porque o amor e o chocolate têm tão profunda conexão.

Serotonina - principal neurotransmissor envolvido na construção do nosso “escudo de defesa contra o stress”, além de se relacionar com as sensações de prazer e bem estar! 

Mas atenção: todos estes benefícios dizem respeito às amêndoas ou nibs de cacau... A maior parte destes nutrientes e compostos funcionais se perdem quando o cacau é submetido à altas temperaturas ou quando misturado à outros ingredientes como leite, açúcar e gordura hidrogenada/trans, presentes nos bombons e tabletes de chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário