sexta-feira, 10 de abril de 2015

NUTRIÇÃO FUNCIONAL E CANDIDÍASE

Cerca de 75% das mulheres já tiveram pelo menos um episódio na vida! A candidíase é uma inflamação da mucosa genital, principalmente em vulva e vagina, que se desenvolve em decorrência de infecção geralmente causada pela Candida albicans. Os sintomas são mais intensos no período pré-menstrual, quando há uma modificação no pH vaginal, deixando-o menos ácido. Esse mal relaciona-se com a disbiose intestinal e vaginal, muito comum em mulheres que fazem uso de anticoncepcionais, antibióticos, apresentam nível elevado de stress e alto consumo de doces. Sendo assim, algumas atitudes e mudanças no hábito alimentar podem contribuir no tratamento da infecção e na melhora dos sintomas.

O que evitar?

- Antibióticos e laxantes, pois destroem a flora intestinal, favorecendo a translocação de bactérias para o trato genitourinário.

-️ Antiácidos para melhorar a digestão, pois alteraram o pH, favorecendo o crescimento de fungos.
️Corticóides por longos períodos, já que deprimem o sistema imune.
-️ Carboidratos simples, doces e alimentos de alto potencial alergênico, como leite e glúten. O açúcar é o principal nutriente da Candida albicans, e algumas pesquisas mostram que mulheres que evitam açúcar, mel, suco de frutas cítricas, pães, queijos, bebidas alcoólicas e leite sentem-se melhor. Restrição de leite é uma conduta importante para quem tem candidíase crônica, pois o leite contém a lactose que promove o crescimento de Candida, é altamente alergênico e ainda pode conter traços de antibiótico, que destrói a flora intestinal.
 - Amendoim, pois pode estar contaminado com aflatoxina e fungos, que são imunossupressores.

 O que priorizar?

-️ Óleo de orégano, rico em carvacrol e timol, que inibem o crescimento de Candida e melhoraram o sistema imunológico. → cuidado, o óleo de orégano não é recomendado para gestantes!!!
-️ Alho, que possui ações fungistática e fungicida. Para isso, deve ser consumido cru! 
- Óleo de coco, que auxilia na prevenção da infecção.
- Cranberry e Oxicoco, que têm ação antioxidante, acidificam a urina e inibem a adesão de fungos na parede do intestino.
- Gengibre, que além de diminuir a inflamação também tem ação antioxidante.
-️ Probióticos, que funcionam como um antibiótico natural contra as bactérias patogênicas, vírus e fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário